A importância da hora solar na Astrologia

Escrito no dia 8/Junho/2014 por

As pessoas que visitam este site web muitas vezes me escrevem com comentários e sugestões sobre os programas de Astrologia Chinesa, e, de longe, o problema mais comum é não calcular a hora solar de nascimento antes de preencher os dados no formulário para obter o seu mapa astral chinês.

É fácil supor que a hora solar e civil (a que mostram os relógios) não podem ser tão diferentes, mas a verdade é o que você pode ver neste mapa:

Diferença entre o tempo solar e civil, mapa do mundo
mapa feito pelo Enxenheiro Stefano Maggiolo

Basicamente só nos lugares que aparecem em branco ou com tons muito claros de verde ou vermelho podem as horas solar e civil ser mais ou menos semelhantes, e isto apenas quando não estiver usando o horário de verão (DST), neste caso só alguns lugares coloridos em verde dão para ter a hora civil igual à hora solar, e como você pode ver no mapa, a maioria dos lugares são vermelhos não verde!

As áreas mostradas em verde no mapa tem a sua hora civil adiantada à solar, e aqueles em vermelho estão atrasados, quanto mais intensa a cor, maior a diferença.

Por exemplo, no caso da América Latina destaca-se claramente a Argentina, onde a hora civil esta muito mais atrasada do que em qualquer outro país em torno deles:

Diferença entre a hora solar e civil da América Latina

Como podem ver, o Oeste do Brasil está na mesma longitude do que a Argentina, mas tem uma zona horaria UTC-4, que faz que a hora civil e solar em Manaus seja quase a mesma, mas em Buenos Aires têm a zona horaria UTC-3 embora estão na mesma longitude do que Manaus.

Argentina é também um bom exemplo de que muitas vezes não é tão simples calcular a hora solar de nascimento, este país mudou muitas vezes no passado o seu fuso horário, por exemplo, até 1969, esteve em UTC-4, depois, entre 1993 e 2007 não alterou a hora durante o verão, e em 2008 voltou a mudar a hora no verão, mas um número de regiões (incluindo Salta, Neuquén e Rio Negro) não adotou esta mudança, então a partir de 2009 todo o país voltou a UTC-3 com nenhuma mudança de hora no Verão, com a exceção da província de San Luis, que de acordo com a Wikipédia está no fuso horário UTC-4 e muda a hora durante o verão.

É por isso que eu sou um pouco desconfiado de programas que calculam o seu tempo solar de nascimento, para fazê-lo corretamente eles precisam de um enorme banco de dados, onde qualquer cidade ou lugar está relacionada à sua latitude e longitude, e também a uma tabela de dados que diz todas as alterações de fuso horário e horário de verão ao longo dos anos para cada lugar no banco de dados, mas criar e manter essa base de dados é um trabalho tão grande que eu acho que a maioria dos programas lá fora, só tem um banco de dados incompletos e desatualizado, o que faz que em muitos casos podam calcular horas solares erradas... por isso eu gosto mais de fazer os cálculos da hora solar manualmente, pesquisando a informação aqui e ali.

Outro exemplo, agora na Europa, no caso da Espanha, o atraso é notável, muito mais do que em Portugal ou Marrocos:

Diferença entre a hora solar e civil na Europa

Na verdade, algumas pessoas acreditam que o costume na Espanha de almoçar e jantar mais tarde do que nos países em torno dela pode ser devido a esta diferença entre o tempo solar e civil; em outras palavras, as pessoas tendem a ser guiadas mais pelo sol do que pelo relógio (quando podem).

Em contraste, na América do Norte há muitas áreas onde a hora solar, não difere de forma tão grande da hora Civil:

Diferença entre a hora solar e civil da América do Norte

Como você pode ver, as grandes cidades como Nova Iorque, Chicago, Denver e Los Angeles têm as suas horas locais quase a coincidir com as suas horas solares (quando não estiver usando DST).

E, curiosamente, o lugar do mundo com a maior diferença entre a hora civil e a hora solar é a China, o país inteiro tem o mesmo fuso horário, apesar de ser enorme e que se estende desde a Coreia até o Afeganistão:

Diferença entre a hora solar e civil na China

De fato, há alguma controvérsia entre os próprios astrólogos chineses sobre se usar a hora civil de Beijing para todos os cálculos astrológicos ou não; há ainda aqueles que convertem a hora de nascimento dos nascidos fora da China à hora civil chinesa para fazer os cálculos.

A minha opinião sobre isso é que deve-se sempre calcular a hora solar do nascimento no lugar onde a pessoa nasceu, e isso é porque a astrologia é baseada na relação entre o que acontece no céu e sobre a terra, de tal forma que o tempo solar de nascimento é apenas uma maneira para indicar a posição do Sol no local e durante o momento em que a pessoa nasceu, e, obviamente, o que importa é onde o Sol estava onde essa pessoa nasceu, não em Pequim ou em outro lugar.

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

No meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 45 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; até o ano 2018 quando decidi vender o barco e ficar estável na ilha de Santa Maria.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2024