Meses Chineses: o equivalente aos signos ocidentais

Embora o horóscopo chinês parece uma história completamente nova no início, na realidade não é tão diferente do Zodíaco ocidental, sendo os seus signos mensais um bom exemplo disso.

Estes são determinados pela posição do Sol em certas áreas do céu durante o ano, e a verdade é que há apenas um Sol e um Céu, então, basicamente é uma questão de decidir os nomes para essas influências astrológicas causados pela posição relativa do Sol à Terra.

Para ver o signo mensal chinês de uma pessoa é só usar o formulário do mapa astral e procurar na coluna do mês, também pode usar esta tabela, onde pode ver como os signos ocidentais complementam-se com os chineses:

  Mês solar chinês
Signo solar chinês

(as datas variam 1 ou 2 dias em função do ano)

Signo Ocidental
  7/dic

6/ene
Rato : o seu ponto central (de 21 a 24 de Dezembro) é definido pelo solstício de inverno no Hemisfério Norte      
      21/Dec

4/feb
     
      20/Jan

6/mar
     
      20/Feb
 
5/abr
Coelho: o seu ponto central é definido pelo equinócio de primavera      
      21/Mar

6/may
     
      21/Abr

6/jun
     
      22/Maio
 
8/jul
Cavalo: o seu ponto central é definido pelo solstício de verão      
      22/Jun

8/ago
     
      23/Jul

8/sep
     
      22/Ago
 
9/oct
Galo: o seu ponto central é definido pelo equinócio de Outono      
      23/Sep

8/nov
     
      23/Oct

7/dic
     
      23/Nov

Obviamente, as características de cada signo mensal chineses são as mesmas dos signos anuais correspondentes, com o detalhe de que a sua influência não é "tudo ou nada", mas algo que sobe e desce progressivamente.

Na tabela acima, marco os pontos centrais de vários signos porque esses são os momentos em que as características do signos em questão são mais fortes.

E como isso se encaixa com os 12 signos da Astrologia ocidental? Muito simples, verifica-se que os pontos de mudança dos signos ocidentais coincidem com os pontos centrais dos signos chineses, por exemplo, o ponto central da serpente, é o ponto de mudança entre Touro e Gémeos.

Quando tiver tempo vou fazer um esboço para ilustrar a ideia, mas basicamente é como se houvesse 24 signos solares, que são formadas alternando um signo chinês e um ocidental, dependendo da data.

No começo você pode pensar que os signos ocidentais são muito diferentes dos signos chineses, mas se você olhar de perto para as características de cada um deles, especialmente quando se troca de um signo para o próximo, vai ver que eles têm muitos mais pontos em comum do que parece à primeira vista, não pode ser de outra maneira porque ambos sistemas astrológicos se referem ao mesmo Sol e as mesmas áreas do Céu no mesmo momento... então basicamente o que fazem é falar sobre a mesma coisa com palavras diferentes.

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

No meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 45 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; até o ano 2018 quando decidi vender o barco e ficar estável na ilha de Santa Maria.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2024