Fevereiro de 2015: o mês do Tigre e a oposição de Júpiter

Escrito no dia 2/Fevereiro/2015 por

Hajime olhando o céu em Fevereiro de 2015

Seguindo a tradição iniciada com as previsões que escrevi para Janeiro de 2015, aqui estão as de Fevereiro, a verdade é que no mês passado fiquei um bocado incómodo quando o meu comentário sobre o mês do búfalo (6 de Janeiro) que começava "como uma procissão fúnebre" fez muito sentido com os atentados de Paris (do 7 ao 9 de Janeiro), a verdade é que quando escrevi isso não imaginava que algo tão terrível como isso iria acontecer, e acho que foi apenas uma coincidência, imagino que a situação global é tão complicado que não é difícil estar certo ao prever que algo mau vai acontecer em breve.

Mas certamente não é a minha intenção ser mensageiro de más notícias ao escrever estes artigos, faço isto simplesmente porque gosto muito da astrologia e de escrever, e também porque esta página tem bastantes visitas, e cada novo artigo que escrevo significa mais dinheiro no final do mês, e tenho que compensar a desvalorização do Euro, assim, quanto mais valor perda o Euro, mais vou ter que escrever, agora que passou de $1,35 a $1,12 mudei de fazer atualizações mensais para as fazer quinzenais (na versão espanhola), e se continuar a perder valor vou começar escrever artigos semanalmente ^_^

Mas voltando às influências astrológicas para Fevereiro de 2015, há vários momentos interessantes desde um ponto de vista astrológico; o mês começa com a lua quase cheia e crescente, ainda no mês do búfalo, mas em breve, no 4 de Fevereiro entraremos no mês do tigre, que neste caso quase coincide com a lua cheia, que será no dia 4 de Fevereiro, às 00:10 (Hora da Europa Central).

Então, gradualmente, vamos notar a mudança do mês do Boi para o mês do Tigre, as coisas vão começar a mover-se mais rápido e com maior agilidade, e teram uma tendência a ser um bocado agressivas, mas tudo está em saber como canalizar essas influências sutis de uma maneira sensata, dependendo das nossas circunstâncias; portanto, essas semanas vão ser boas para assumir riscos e tomar decisões corajosas... de qualquer maneira, sendo tudo sob a influência da Cabra de Madeira, o tigre vai ir sem pressa:

Yaiba tigre tomar mais fácil para iniciar o mês chinês do tigre de 2015

Portanto, tenha cuidado de não ir muito rápido, porque de alguma forma estamos quase no ano da cabra de madeira, e, basicamente acontece que ambas energias são combinadas, e, como sabemos, tigres e cabras não são particularmente harmoniosos, ao contrário, eles são opostos, e então em Fevereiro deste ano 2015 deve-se proceder com cuidado porque há uma tendência para que as coisas podam estragar-se.

Alem de tudo isto, dois dias após o início do mês do tigre, no 6 de Fevereiro vai acontecer uma oposição na que Júpiter, a Terra e o Sol se alinham, e quase também a Lua, este é um evento astrológico importante que só acontece uma vez por ano, é mais fácil de entender com este gráfico:

O sistema solar durante a oposição de Júpiter em Fevereiro 2015

Acontece que Júpiter é um planeta muito importante e especial, tanto do ponto de vista da Astrologia e Horóscopo chinês como de um ponto de vista científico:

  • É o maior planeta do Sistema Solar.
  • O seu volume é tão grande que 1300 Terras como a nossa poderiam estar no seu interior.
  • E o seu campo magnético é tão grande que se fosse visível aos nossos olhos, nós iríamos vê-lo no céu 5 vezes maior do que a lua cheia, apesar de Júpiter estar 1.700 vezes mais distante do que a Lua.

Estes dados físicos eram desconhecidos para os astrólogos chineses da antiguidade, mas, mesmo assim, com base em observações empíricas eles claramente viram que a sua influência era de grande importância para o que estava acontecendo na Terra, e por isso, desde os tempos antigos Júpiter tem sido um pilar de Astrologia Chinesa.

Outra coisa interessante é que em Fevereiro deste ano será perfeito para ver Júpiter no céu à noite, porque vai ser visível durante toda a noite e muito fácil de reconhecer uma vez que será mais brilhante do que o resto do ano (por estar no ponto mais próximo da Terra), na verdade, será a coisa mais brilhante no céu à noite após a Lua, e vai aparecer no leste quando o sol se põe no oeste.

Júpiter crescente no Oriente em 6 de Fevereiro de 2015

E de um ponto de vista astrológico, é basicamente desde o 4 até o 8 de Fevereiro onde há uma tendência para que as coisas perdam o seu equilíbrio, esses são momentos em que tudo pode mudar de forma imprevisível e mais rápido do que você imaginaria num primeiro momento, e se a isso acrescentamos a falta de harmonia entre o mês do tigre e a cabra de madeira... então pode acontecer de tudo, é apenas uma questão de ser mais cuidadoso nestas datas, não correr riscos excessivos ou agir de maneira impulsiva.

Mas isso não significa ficar em casa sem fazer nada, estes são também momentos em que você pode perder, mas também ganhar, e basicamente o que é necessário é fazer as coisas a sério, a astrologia é assim, pelo menos da maneira que eu a entendo, não há maus e bons momentos, mas tendências sutis que estão mudando a cada pouco, algo como o vento que sopra para onde queremos ir ou na direcção oposta.

Então, voltando à oposição de Júpiter no início de Fevereiro de 2015, com um exemplo, é como se nós temos o nosso carro com pneus muito desgastados a precisar mudar-os, então é mais provável que tenha um problema por causa disso, durante estes dias do que em dias anteriores ou posteriores, mas, obviamente a coisa certa a fazer é ter o carro em bom estado e não arriscar a sua vida para poupar uns euros.

Além disto, a oposição de Júpiter coincide com o apogeu da Lua (6 de Fevereiro), o tempo do mês quando a Lua está mais distante da Terra, mas isso não deve influenciar muito, porque é no perigeu (menor distância entre a Lua e a Terra) e durante os nodos lunares que a influência pode ser um bocado negativa.

Gráfico mostrando o que o apogeu e perigeu são

Então, depois do 19 de Fevereiro entraremos oficialmente no ano da cabra de madeira de acordo com o calendário lunar chinês, o que coincide com a lua nova (a segunda lua nova depois do solstício de inverno), e neste caso coincide também com o perigeu, isso de alguma forma adiciona alguma tendência negativa já que as coisas podem dar errado com mais frequência do que é habitual.

Além do perigeu, o Sol e a Lua estaram entre as constelações chinesas de O Vazio e O Teito, também conhecida como O perigo, a causa do risco de cair quando andar ao longo de um telhado.

A lua nova no começo do ano da madeira cabra

Na verdade, o caráter chinês para o Vazio é 虚, que, embora ninguém poderia imaginar-lo, representa um tigre vagando com fome num deserto frio, onde não há muito para comer, por isso a ideia de vazio, do deserto e do estômago vazio do tigre... então, não é difícil imaginar que esta constelação é um mau presságio, de acordo com a astrologia chinesa, e é geralmente considerado um tempo em que quase nada é favorável.

Quanto à constelação de Perigo sobre o telhado, o seu caráter é 危, que representa uma espécie de altura perigosa (um precipício por exemplo), e em baixo algo que caiu de cima e foi deformado... tradicionalmente esta constelação está associada a problemas quando viajar, antigamente se dizia que se viajar de carro haveria atrasos por causa de bandidos ou burocratas por exemplo, e, se viajar por mar o navio iria encontrar mau tempo e, provavelmente afundar-se, mas a minha experiência é que ela também está associada a situações em que, por vezes, vale a pena ariscar-se para alcançar algo importante ou necessário, o que é claro é que ele dá a entender que qualquer coisa que se tente durante esses dias não será fácil.

Perante tudo isto, é verdade que o ano lunar chinês da cabra começa de alguma forma com maus presságios... mas não temos de ver isso como uma maldição, o problema não é o lugar onde as estrelas estão, mas como são as coisas em torno de nós, no sentido de que se há muitas situações que ameaçam ruína, escassez e perigo, mais cedo ou mais tarde haverá problemas, a astrologia da apenas uma indicação de quando e como podem aparecer estes problemas latentes.

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

No meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 45 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; até o ano 2018 quando decidi vender o barco e ficar estável na ilha de Santa Maria.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2024