Março 2015: o eclipse do coelho e muito mais

Escrito no dia 1/Março/2015 por

Ryoohky eclipsando o Sol na Europa o 20 de março de 2015

Março 2015 nos trará muitos momentos interessantes, tanto do ponto de vista da Astrologia chinesa como também em relação às efemérides astronômicas, além disso, estes momentos estão concentrados em uns poucos dias:

Começo do mês do Coelho

Começa 15 dias e algumas horas antes do equinócio de primavera, que é considerado o seu ponto central, portanto, como este ano o equinócio cai no dia 20, o mês do coelho começa o dia 5.

Assim, ao começar março vamos notar a influência do coelho... vai ser um tempo com uma tendência para encontrar soluções originais e criativas para problemas ou situações do dia a dia, o coelho tem uma habilidade inata para executar pequenos truques mágicos e assim conseguir as coisas à sua maneira.

O coelho de Alícia anunciando o início de seu mês

De qualquer forma, o coelho é um dos signos que melhor combina com a cabra, por tanto no ano da cabra esta combinação harmoniosa entre o mês e o ano deve resultar num período frutífero onde teria de ser possível fazer coisas positivas em todos os níveis, tanto na parte pessoal como profissional das nossas vidas.

No entanto, a tendência para cada pessoa depende do seu mapa astral, e por tanto a previsão mensal e diária podem apontar numa direcção ou outra, mas mesmo aqueles com as previsões adversas podem ter coisas para ganhar durante este tempo, é só que poderia ser mais difícil, mas ainda assim faz sentido continuar tentando.

Outros anos, o equinócio de primavera pode cair um pouco mais tarde e o mês do coelho ter início no seis de março, mas na prática, um dia para a frente ou para trás não é importante, porque a mudança do mês de tigre para o coelho, como a maioria das coisas na astrologia, é um processo gradual, como o anoitecer ou amanhecer, então alguém nascido nestes dias pertenceria a uma combinação de ambos signos.

O festival das lanternas

Desde tempos antigos, muito antes de Cristo, este é um importante festival chinês que comemora a primeira lua cheia do ano lunar chinês, que este ano de 2015 cai no 5 de março, e também é considerado o fim das celebrações do Ano Novo chinês (que tiveram início o 19 de fevereiro), embora, obviamente, a maioria das pessoas não vai celebrá-lo durante as duas semanas!

Existem várias teorias sobre o origem e significado deste festival, mas o fato é que qualquer que fosse, parece ter-se perdido na bruma dos tempos, e no início da dinastia Han (ano 200 antes de Cristo) já era um evento importante que acontecia todos os anos, por isso provavelmente se originou muito antes; Talvez a explicação que mais sentido faz é que está relacionado com o aumento da duração dos dias (no hemisfério norte), uma vez que é neste momento em que começam sentir-se os efeitos do aumento da radiação solar, e é fácil de adivinhar que em breve os dias serão maiores do que as noites.

O que está claro é que as ruas da China naquele dia ficam cheias de lanternas vermelhas, fazendo um espetáculo de rua que certamente vale a pena ver, um pouco como as iluminações de Natal das nossas grandes cidades:

Rua com lanternas de papel chinesas no dia das lanternas

Agora que a China é um país próspero, onde há abundância de dinheiro, a celebração tem evoluído, e muitas cidades não ficam só na simples lanterna vermelha, mas fazem verdadeiras obras de arte em papel, tão grandes e impressionantes como este dragão:

lanterna de papel  em forma de dragão chinês

Por outro lado, o que geralmente é feito é pendurar as lanternas na porta da frente de casa, no estilo dos países ocidentais com as abóboras no Dia de Halloween, há muitas lendas que dizem que, ao fazer isso, as famílias têm protegido a população de um incêndio ou um ataque, porque os atacantes imaginaram que tanta luz vermelha significava que toda a cidade já estava queimando-se, e por isso não a atacaram e foram-se embora.

Também, uma parte importante da celebração é o jantar de família típico, que, neste caso, consiste em alguns bolinhos de arroz, representando a unidade familiar, no sentido de querer que os membros da família estem tão próximos como os grãos de arroz que formam as bolas de arroz.

O alinhamento de Úrano, Marte e Vênus

Também no início de março, na altura do dia 7 para o 8, haverá uma situação astronômica curiosa em que Vênus, Marte e Úrano ficaram alinhados em relação à Terra e à Lua, é mais fácil de entender olhando para este gráfico:

Alinhar Vênus, Marte e Úrano em oposição à Lua e da Terra em 08 de março de 2015

Na verdade, a Lua e a Terra estaram melhor alinhadas com os 3 planetas do que o gráfico mostra, é só que ainda tenho que melhorar o programa que gera essas imagens (é por isso que não está publicado).

Em relação à astrologia chinesa, até onde eu sei não há um significado claro para este evento, como foi o caso com a oposição de Júpiter no mês passado, tradicionalmente Vênus e Marte eram os planetas dos elementos metal e fogo, enquanto Úrano não foi descoberto até 1781 por William Herschel, e por tanto não aparece em nenhum livro tradicional de astrologia chinesa.

E aqui pode ver-se como é que esses planetas vão ficar no céu:

Vênus, Marte e Úrano em oposição à Lua e da Terra em 08 de março de 2015

A verdade é que eu queria ter aprofundado mais nesta questão para ver se as últimas situações astronômicos semelhantes estiveram relacionadas com eventos especiais sobre a Terra, mas não tive tempo para isso, então quando chegue o 8 de março já vamos ver se acontece algo ou não ;-)

O eclipse solar do 20 de Março

Coincidindo com a Lua nova (como todos os eclipses solares), é sem dúvida o evento astronômico mais espetacular do mês, e será visível no 20 de março durante a manhã na área mostrada neste mapa:

área do eclipse de 20 de março de 2015

Basicamente, no Continente Americano não será visível, e na Europa continental haverá uma redução significativa da luz solar entre 30% e 98%, quanto mais próximo estiver da zona de eclipse total (entre Grã-Bretanha e Islândia) maior será a redução de luz, por isso vale a pena dar uma olhada a previsão do tempo o dia anterior para saber se vai poder observar o eclipse, tem que estar o céu sem nuvens e você na Europa, é claro!

A céu vai ver-se como isto durante o eclipse:

O céu durante o eclipse solar de 20 de marco de 2015

Por outro lado, é interessante ver o significado astrológico que tinham os eclipses na China Imperial, para isso, o melhor é dar uma olhada aos textos clássicos sobre o assunto, como O Tratado astrológico de Ssu-Ma Chi'en, escrito por volta do ano 100 antes de Cristo:

Em quanto aos eclipses solares, estes não são bons presságios [...] estão relacionadas com o governante do país, enquanto os eclipses lunares se referem aos seus generais e conselheiros.

Então, se você quiser imaginar algo, este eclipse poderia ser interpretado como mais uma sinal da situação actual na Europa, Norte da África e no Oriente Médio... o problema é que no resto do mundo as tendências não são muito melhores, mas quem sabe, talvez este eclipse é uma sinal de que onde mais podem as coisas dar errado nos próximos meses é nestas áreas...

O equinócio da primavera

Coincidindo com o eclipse solar e a lua nova, estes dias a duração do dia é igual à da noite em todo o planeta, neste gráfico pode apreciar-se melhor:

Mapa equinócio de primavera de 20 de Março de 2015

Isto só acontece duas vezes por ano, no começo da primavera e do outono.

Então agora os dias seram maiores do que as noites, até chegarmos ao solstício de verão! isso no Hemisfério Norte, no Sul acontece o contrário.

O festival do dragão que mostra a sua cabeça

É uma celebração relacionada com o início do ano agrícola, em que, basicamente, o dragão azul (água=azul) é convidado a trazer chuva na quantidade e tempo ótimos para que as culturas podam crescer favoravelmente.

É neste e em muitos outros festivais chineses, onde pode ver-se claramente o conceito filosófico dos dragões na cultura chinesa, basicamente representam a harmonia entre o Céu e a Terra, e por extensão em todas as coisas e seres vivos que habitam entre eles, então, a invocação ao Dragão de Água neste festival é simplesmente uma maneira de tentar encontrar a harmonia em nosso ambiente, para que as coisas podem evoluir favoravelmente.

O Dragão de Água, cutucando a cabeça ao longo do horizonte

Este festival é comemorado o segundo dia do segundo mês lunar do calendário lunar chinês, que este ano 2015 é o 21 de março, e hoje em dia na China é típico desfrutar de uma refeição em família com base numa espécie de panquecas chinesas, ao mesmo tempo, se fazem ou compram pequenos sacos com ervas aromáticas moídas dentro, com a intenção de dar-lhes como presentes para trazer boa sorte, isso vem dos tempos em que nesta celebração era costume fumegar a casa e os seus arredores com preparações à base de plantas com a intenção de manter os insetos nocivos e outras pragas bem afastados.

E no final do mês, não se esqueça que a hora vai mudar o 29 de março, pelo menos na Europa, e acho que também na América do Norte, às 2 da manhã seram as 3, por isso, se você tem algo pendente que não quer realmente fazer, pode deixá-lo para o domingo dia 29 às 2h30 am ;-)

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

No meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 45 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; até o ano 2018 quando decidi vender o barco e ficar estável na ilha de Santa Maria.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2024