Abril 2015: a Lua vermelha do Dragão

Escrito no dia 28/Março/2015 por

lua vermelha

Se o mês passado tivemos um eclipse solar na Europa, este Abril de 2015 trará-nos um eclipse lunar que será visível na maior parte do Brasil, onde o eclipse será parcial e a Lua vai ficar vermelha como na imagem à esquerda.

Uma coisa curiosa é que este eclipse ocorre apenas o dia antes de começar o mês do Dragão de acordo com a astrologia chinesa, e também quando a Lua está ao lado das constelações do corno e o pescoço do dragão, que representam a cabeça de um dragão... então com um bocado de imaginação, é como se a lua fosse engolida pelo dragão por algumas horas!

Aqui podemos ver a lua eclipsada o 4 de Abril, e à sua esquerda essas constelações:

O céu durante o eclipse lunar de 04 Abril de 2015

Além disso a constelação do corno é a primeira das 28 constelações chinesas, e por isso é considerada um bom presságio para iniciar novos projetos estes dias, o fato de que coincida com o início do mês do dragão também aponta na mesma direção... mas como ao mesmo tempo acontece um eclipse lunar, no conjunto poderia ser interpretado como um mau presságio... como se algo inesperado poderia acontecer no início de projetos em torno destes dias.

Mas a minha opinião é que essas alterações ou acontecimentos inesperados não tem que ser necessariamente maus, poderiam trazer uma necessidade de improvisar e desenrascar como poder, mas também algum tipo de surpresa agradável, algo inesperado que nos ajudar... o melhor é viver o presente e ver as coisas quando elas realmente acontecer, estando prontos para o pior, mas esperando o melhor ;-)

E dependendo de onde se more, pode valer a pena tentar ver este eclipse, na Europa e na África não será visível, mas na maior parte do Continente Americano sim, então será preciso acordar-se cedo o 4 de Abril para tentar ver uma lua vermelha impressionante escondendo-se abaixo do horizonte, neste mapa, você pode ver as áreas onde o eclipse será visível:

Mapa do eclipse lunar de 04 Abril de 2015

Obviamente, este eclipse lunar coincide com a lua cheia... como todos os eclipses desse tipo, isto é porque só pode haver um eclipse solar durante a lua nova, e um eclipse lunar quando a lua está cheia, parece óbvio, mas muitas pessoas não sabem isto!

E no 5 de Abril, começará o mês do Dragão, isso combinado com as tendências do ano da cabra de madeira irá resultar num mês em que os projectos e as situações podem evoluir com energia e determinação, como decolando e subindo para cima, mas não de forma direta, como em uma linha reta, mas, indo em círculos pouco a pouco.

Isso ocorre porque a cabra e o dragão não se entendem muito bem, por isso é provável que durante este mês ocorram situações contraditórias e inesperadas, onde a chave para o sucesso será simplesmente ter paciência e tentar ver tudo de uma forma calma e prática, em harmonia com a Natureza e a sua sabedoria.

Dragon voando pelo céu, em Abril de 2015

Também coincide com o eclipse lunar e o início do mês do Dragão, o festival chinês chamado Qingming, que é comparável ao nosso Primeiro de Novembro, quando lembramos-nos de aqueles que já não estão vivos fazendo vários eventos e cerimônias, normalmente em cemitérios e igrejas.

Neste caso, o dia tradicional de fazer isso na cultura chinesa é exatamente 104 dias após o solstício de inverno, que este ano cai no 5 de Abril, mas outros anos pode ser o dia 4; É um dia em que é costume visitar os túmulos dos seres queridos, limpá-los, e levar algum tipo de presente que é depois queimado para enviá-lo para o outro mundo.

Mas é curioso que, mesmo sendo uma celebração tão solene também há espaço para a alegria, e é também um dia em que é tradicional sair e desfrutar da primavera, sendo costume comer uma espécie de bolinhos verdes feitos com arroz e cevada verde:

empanadillas Verdes chinas

Em outras palavras, visitar os túmulos dos antepassados não é incompatível com a realização de um piquenique no campo, eu entendo essa ideia no sentido de "desfrutar da vida e da família enquanto estamos vivos e com boa saúde, mas sem esquecer os nossos antepassados".

Na China, este dia é um feriado nacional apenas a partir de 2008, embora seja geralmente considerado que os túmulos podem ser visitados desde 10 dias antes e até 10 dias após o 5 de Abril, desta forma todos podem ter a oportunidade de fazê-lo; e também é um dos três únicos feriados nacionais quando as autoestradas são grátis na China, os outros são o Dia Nacional da China (1 de Outubro) e o Festival da Primavera que marca o Ano Novo Chinês.

Outro fato curioso é que este festival serve para classificar os chás chineses, aqueles que são recolhidos antes do Qingming são mais caros porque considera-se que têm um aroma mais subtil e requintado do que os coletados mais tarde.

Também nesses dias, o 6 de Abril, Urano, o Sol e a Terra estão alinhados, e quase também a Lua e Mercúrio com eles, isto é mais fácil de entender neste gráfico:

 O sistema solar durante a conjunção de Urano em Abril de 2015

No céu esta alinhação terá este aspecto:

O céu durante a conjunção de Urano em Abril de 2015

A constelação chinesa onde ocorre esta conjunção é chamada "Astride", que descreve uma pessoa a saltar um muro, com uma perna para cada lado dele, poderia ser um ladrão entrando nossa propriedade ou um membro da família em fuga por um motivo escuro... então é basicamente um mau presságio, em especial é considerado um momento onde deve-se tomar cuidado com as questões de segurança física, não deixar portas e janelas abertas quando não é necessário e coisas assim.

Em meados do mês, no dia 17, é a mínima distância da Lua à Terra, chamado perigeu, neste mês quase coincide com a lua nova (18 de Abril), em seguida, no 29 de Abril a lua vai estar no seu ponto mais distante à Terra (apogeu):

mostrando Schematic que o apogeu e perigeu

Coincidindo com o terceiro dia da terceira lua do ano de Cabra, no 21 de Abril, havia a costume de celebrar o festival conhecido como duplo três (三月三) , também chamado o dia da Mulher, mas não tem nada a ver com a celebração do Dia Internacional da Mulher a cada 8 de Março.

No caso deste festival tradicional chinês, era um dia em que as mulheres saíram da casa para uma pequena excursão pelo campo, geralmente até algum rio ou similar, era como uma espécie de piquenique, esta imagem tenta recriá-lo:

festival Recreação mulheres chinesas, 21 de Abril de 2015

Mas acontece que, por trás desta festa estava o fato de que na China antiga a maioria das mulheres tinham os seus movimentos e iniciativas bastante limitados, então não tinham escolha a não ser ficar em casa a maior parte do tempo e quando sair, era para trabalhar, nos campos ou similares, então este era o dia em que as mulheres tinham "férias" uma vez por ano e podiam fazer uma caminhada e piquenique para desfrutar um bocado da vida.

Assim, ao longo dos anos, deixou de ser comemorado na maior parte da China, entendo que devido à melhoria da situação das mulheres lá, e onde ainda é comemorado hoje se fazem coisas diferentes, como plantar orquídeas, fazer limpezas rituais para a boa sorte... antigamente se dizia que "os pássaros e borboletas voltam este dia, então ver uma borboleta amarela significa que você vai ter sorte, mas, se é branca terá má sorte, também ver uma serpente o dia de hoje é um bom presságio".

Além disso, em Abril começa a ser possível ver chuvas de estrelas no céu à noite, o dia 15 começa a conhecida como as Lyridas, e no dia 19 as Eta-Aquaridas; o máximo da primeira é no dia 22 de abril e é preciso olhar para a estrela Vega para vê-las, que é a estrela mais brilhante da constelação da Lyra, daí o nome de Lyridas, esta é uma chuva de meteoros bastante variável e imprevisível, e, geralmente, de baixa intensidade, por isso, se você consegue ver algumas das suas estrelas com certeza é uma sinal de muita boa sorte ;-)

chuva de estrelas em Abril de 2015

Quanto as eta-Aquáridas, o momento de maior intensidade e no 5 de maio, anunciando o início do mês da serpente, e para vê-las tem que olhar para a constelação de Aquário como o próprio nome sugere; as chamadas "estrelas" neste caso são restos do cometa Halley, que se separaram dele centenas de anos atrás, e agora, quando a Terra colide com eles, se desintegram na atmosfera e aparecem como estrelas aos nossos olhos.

Bem, então isto é o que o mês do dragão vai trazer-nos, pelo menos de um ponto de vista prático e astronómico, num nível mais metafísico acho que vai trazer um monte de imaginação e energia para as coisas que estão em harmonia com o seu ambiente, de modo que elas poderão prosperar forte seguindo o caminho do dragão ^_^

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

No meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 45 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; até o ano 2018 quando decidi vender o barco e ficar estável na ilha de Santa Maria.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2024