A partir do 8 de Agosto, o mês do macaco vai trazer-nos algumas semanas marcadas pelo bom raciocínio e as ideias inteligentes, e também uma tendência à sociabilidade e o trabalho em equipe, por isso é um bom momento para se reunir com outras pessoas e encontrar soluções para problemas complicados que requeiram de bom senso.
De qualquer forma, acontece que a cabra de madeira, que governa o ano 2015, apoia esta tendência apenas parcialmente, digamos que até que ela fica chateada da reunião... e então começa mostrar a sua veia artística e espiritual, que para o macaco é algo estranho que ele não consegue entender, porque está demasiado afastado do seu mundo de ideias e esquemas mentais bem organizados.
O resultado, na prática, é que pode haver alguma tendência a dispersar, a falar muito e fazer pouco, dando grandes discursos, mas fazendo pouco progresso na realidade, e basicamente a questão é harmonizar a imaginação e espiritualidade da cabra com o raciocínio e boa cabeça do macaco, de alguma forma, há um tempo e lugar para tudo.
Mas de qualquer maneira estas semanas deveriam ser mais ou menos harmoniosas num nível astrológico, apropriadas para o trabalho em equipe.
Depois, num nível astronómico é importante notar que o 12 de Agosto será o máximo das Perseidas, que é a mais famosa chuva de meteoros do ano, e que deveria ser possível apreciar as suas estrelas cadentes até o 24 de Agosto, este ano também quase coincide com a lua nova, que é no 14 de Agosto, por isso vale a pena ir um bocado fora da cidade se a noite é clara, porque a ausência de luz de lua vai torná-lo muito mais fácil para apreciar as estrelas cadentes.
Curiosamente, estas estrelas cadentes são realmente pedaços de rocha e gelo que foram deixados no espaço quando o cometa Swift-Tuttle passou, e quando bater na Terra se desintegram na atmosfera e aparecem como estrelas cadentes, mas elas não são verdadeiras estrelas!
As Perseidas podem ser vistas a partir do início de Agosto e até o dia 22 ou assim, para isto deve-se olhar para a constelação de Perseus como o seu nome indica, e esta sendo visível apenas no hemisfério norte e ao redor do Equador, faz que no Hemisfério Sul (i.e. no Brasil) a quantidade de estrelas cadentes seja muito menor.
Sobre os festivais chineses que se celebraram este mês, temos dois acontecendo juntos, o primeiro será no 20 de Agosto, conhecido como o festival da costureira e o pastor, que ocorre no sétimo dia do sétimo mês lunar do ano chinês.
Depois, no 28 de Agosto acontece o festival dos fantasmas famintos, quando se diz que as portas que separam o mundo dos mortos de o mundo dos vivos estão abertas e você pode enviar presentes e oferendas para ajudar a os seres queridos que já faleceram.
O presente mais típico é dinheiro do inferno, que você pode comprar na sua loja chinesa favorita ou mesmo imprimi-lo em casa!
Além disso, no 26 de Agosto, haverá uma conjunção de Júpiter com o Sol, a Terra e quase também Vénus, é melhor vê-lo neste desenho:
Finalmente, no 29 de Agosto haverá uma Lua cheia grande, também conhecida como Super Lua, porque quase coincide com o perigeu, a distância mínima entre a Lua e a Terra, que será de cerca de 50.000 quilómetros menor do que quando está na maior distância (apogeu).
Isso fará a Lua parecer 16% mais grande, e o seu brilho será 30% maior do que o habitual, e por isso a sua influência astrológica também será significativamente maior.
E é claro que será um bom momento para olhar o céu à noite e se maravilhar com quão grande e bonita a Lua e o Universo são, e que pequenas, temporárias e insignificantes somos as pessoas.
Além disso, o melhor da história é que as três luas cheias seguintes também serão excepcionalmente grandes, com a de Setembro a ser a maior, o que também coincide com um eclipse lunar total e o equinócio de outono... mas isso o explicarei no artigo do próximo mês.