Este ano Setembro promete ser "interessante", no sentido do dito chinês "Deus não queira que você viva tempos interessantes", independentemente dos eventos astronómicos e astrológicos que vou comentar depois, há alguns jornais muito lidos que estão a falar de problemas económicos sérios em Setembro/Outubro e cientistas de renome que advertem sobre alterações perigosas no Oceano Ártico que atingiram o seu máximo em Setembro.
Além disso, é apenas uma questão de ler as notícias todos os dias para perceber que o mundo não está indo tão bem como deveria... mas de qualquer maneira, o que é claro é que no 8 de Setembro começará o mês do galo (também identificado com o pássaro vermelho do sul na mitologia chinesa, Suzaku na sua versão japonesa).
Imagem cortesia de Suzuno Kiara |
Acontece que a cabra (que governa 2015) e o galo são bastante diferentes, mas podem entender-se se fazem um esforço... e assim durante este mês de Setembro, haverá uma tendência aos conflitos e mal-entendidos, onde será preciso fazer um esforço para tentar encontrar uma solução consensuada.
Em outras palavras, os problemas do mundo em que vivemos são mais propensos a piorar durante este mês, mas para as pessoas normais como eu e a maioria dos meus leitores isto não faz muita diferença, talvez apenas que não é o momento certo para embarcar-se em projetos complicados e de incerto resultado.
Acima de tudo, devemos tentar não ser muito esquemáticos e rígidos (estilo galo), nem demasiado fantasiosos e imaginativos (estilo cabra), é um mês para ter cuidado, mas se você sabe encontrar o equilíbrio entre as influencias do galo e a cabra, pode alcançar êxitos importantes.
Além disso, Setembro de 2015 traz vários eventos astronómicos interessantes:
- O 13 de Setembro, haverá um eclipse solar parcial, mas só será visível na África do Sul e na Antártica... Este mapa mostra as áreas exactas:
Por isso, terá poucos espectadores... mas os pinguins da Antártida devem estar muito expectantes ^_^
- Depois, no 23 de Setembro de 2015, às 08:21 UTC, começa oficialmente o outono/primavera nos hemisférios norte/sul respectivamente, isto é conhecido como Equinócio, quando a duração do dia e da noite é a mesma (12 horas) em todo o mundo.
Nesta foto pode-se ter uma ideia gráfica do que é:
Um detalhe importante que é muitas vezes esquecido sobre o equinócio é que implica o início da noite no Pólo Norte e do dia no Pólo Sul, e que a duração destes dias/noites polares é de seis meses. Algo que seria uma mera anedota, se não fosse porque este ano tem visto um aumento sem precedentes na temperatura da água do Pólo Norte, com a resultante perda do volume de gelo, tanto que os cientistas dizem que não seria impossível que o gelo polar se desmoronasse antes do equinócio de outono e o Norte do Oceano Atlântico fica-se cheio de icebergues em Outubro deste ano... uma previsão bastante apocalíptica, mas feita com dados e fatos físicos.
Além disso, estes cientistas da Arctic News dizem que se o colapso não ocorre antes do próximo equinócio de outono (este ano 2015), irá acontecer de qualquer maneira, o mais tardar antes do equinócio do outono de 2018, o que é quase o dia depois de amanhã.
Então, aqui fica esta previsão científica apocalíptica com base num evento astronómico... já não é necessário procurar antigas profecias para prever desastres.
>
- Mas o melhor será no final de Setembro, o 27 de Setembro terá lugar o Festival chinês da metade do Outono; é assim chamado porque no calendário chinês tradicional o "outono chinês" começou com o mês do macaco o passado 8 de Agosto.
O que era tradicionalmente comemorado neste festival era o final da colheita, um tempo para reunir-se com a família e os amigos, para dizer obrigado pela colheita e também pelo trabalho daqueles que ajudaram a torná-la possível.
Também é uma tradição comer bolos em forma de lua neste dia, que têm tão bom aspecto que dão ganhas de emular a tradição chinesa:
Imagem cortesia do Jornal do Povo Chinês E este festival estava também estreitamente ligado ao culto da Lua e a sua respectiva deusa, Chang'e, a deusa da Lua e a imortalidade:
Imagem cortesia da NASA É interessante aprofundar na história de Chang'e, diz a lenda que era a esposa de um homem de prestígio que de alguma forma encontrou o elixir da eterna juventude, e ela o bebeu e fugiu para a lua, não é claro como ou por que, mas desde então, lá está ela, e uma vez por ano durante este festival as pessoas fazem-la oferendas e comem bolos com forma de lua à sua honra.
- Mas o melhor será no final do mês, porque o 28 de Setembro haverá um eclipse lunar visível na maior parte de América e da Europa, como pode ver-se neste mapa:
Este eclipse promete ser espetacular, pois coincide com uma Super Lua, que é quando a Lua cheia ocorre ao mesmo tempo que o perigeu, quando está no seu ponto mais próximo da Terra.
Assim, este evento não deve ser esquecido, se é uma noite clara vai ser memorável.
Então, isso é tudo por hoje, espero que terminemos o verão/inverno felizmente, as previsões apocalípticas do Pólo Norte não sejam certas, as nossas poupanças não percam muito valor e o eclipse da Super Lua não seja um mau presságio... é bom tentar ser otimista; -)