Novembro 2015: o mês do Porco

Escrito no dia 5/Novembro/2015 por

Em menos de dois meses, se Deus quiser, estaremos a dar as boas-vindas ao 2016, e com o final do ano vem também o último signo do Horóscopo chinês: o simpático e bem-humorado Porquinho, que esta vez vem com duas chuvas de meteoros e um agrupamento interessante de planetas no alvorecer ^_^

Os leitões são felizes no seu mês

O mês do porco começa no 8 de Novembro, e vai durar até o 6 de Dezembro, será um tempo onde as coisas podem ir mais devagarinho do que é normal, a tendência natural será de aproveitar o tempo extra sem forçar as coisas, não é boa ideia estar com pressa, e se trabalhar duro e se concentrar no momento presente, sem se preocupar muito com o futuro, as coisas deveriam correr bem.

Também durante este mês haverá uma tendência para não aprofundar muito nas coisas... mas a tendência é para as pessoas ao nosso redor não dar muita importância a isso; em particular, não é um bom mês para ser exigente ou procurar conflito com os outros.

porquinho florentino

Na época governada pelo porco, quando se tenta forçar as coisas, criar conflitos ou caminhar com pressa... o resultado costuma ser imprevisível, mas raramente bom, e muitas vezes o lado agressivo do porco fica visível, como quando algo ou alguém que parece gentil e pacífico é provocado repetidamente e verifica-se que pode ser muito destrutivo.

Em suma, é um tempo favorável para aproveitar a vida de uma forma simples, talvez aproveitando as longas noites frias para se unir em torno do fogo (ou aquecimento) e compartilhar pensamentos positivos, isto no Portugal... no Brasil onde o tempo é mais quente e os dias estão a ficar maiores imagino que têm que dar para dançar e fazer festas, coisas do gosto do porquinho!

Além disso, o destaque astronómico de Novembro será um evento onde Júpiter, Vénus e Marte se aproximam antes do amanhecer, você tem que olhar numa direcção Leste-Sudeste, e vai ver-se algo como isto:

A Lua com Júpiter, Marte e Vénus

Então, no início de Novembro, Júpiter, Marte e Vénus irão formar uma linha reta com Regulus; Júpiter é o que está mais acima, e Vénus e Marte apareceram muito próximos, com Vénus a ser o mais brilhante, cerca de 200 vezes mais do que Marte.

E no 7 de Novembro uma fina lua decrescente poderá ser vista perto de Vénus e Marte (no gráfico acima quase não se vê), será o momento ideal para tirar fotos ;-) e já no dia seguinte Vénus e Marte começaram a separar-se gradualmente.

Mas, além do porco e os planetas ao amanhecer, haverá muitas outras coisas durante este mês de Novembro:

  • No dia 4, as táuridas: uma chuva de estrelas formada por pequenos fragmentos do cometa Encke, que é um dos mais brilhantes e com menor período (3 anos) que são conhecidos. Como o nome sugere, é preciso olhar na direcção da constelação do Touro para tentar ver as estrelas cadentes.
  • O 11 será a lua nova, é um bom momento para ver as estrelas porque o céu está mais escuro do que quando há luz da lua.
  • Do 14 ao 21 de Novembro será a chuva de estrelas chamada Leónidas, estas são especialmente rápidas e brilhantes, e embora o próprio nome sugere que devemos olhar para a constelação de Leo para tentar vê-las, na prática, elas são um bocado imprevisíveis (estilo porco) e podem aparecer por todo o céu.
  • O 23 é o perigeu, quando a Lua está no seu ponto mais próximo da Terra, que quase coincide com a lua cheia, que é no dia 25, pelo que esta lua cheia vai ser muito grande, como nos últimos meses.
  • Depois, no 26 de Novembro terá lugar o festival chinês das lanternas de água, durante este dia é tradicional fazer lanternas de papel em forma de flor e, em seguida, colocá-las à deriva num rio ou similar.
    lanternas de água Festival

    Também é costume fazer oferendas aos antepassados, dos quais se diz que esta noite podem visitar-nos.

  • E para terminar o mês, no 30 de Novembro, há uma conjunção de Saturno em relação ao Sol e a Terra, é mais fácil de entender com este gráfico:
Conjunção de Saturno

Também na imagem acima pode ver-se porque ao amanhecer Júpiter, Marte e Vénus parecem tão próximos no céu.

Num nível astrológico é uma situação curiosa, porque quase se forma uma cruz entre Júpiter, Marte, Saturno, Neptuno e a Terra... vamos ver o que acontece nestes dias e que influências se sentem ;-)

Então, desejo que o mês do porco vai trazer-nos muitas coisas felizes, uma das virtudes desse signo é apenas isso, dar alegria a aqueles que precisam dela quando menos o esperam...

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

No meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 45 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; até o ano 2018 quando decidi vender o barco e ficar estável na ilha de Santa Maria.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2024