Astrologia Chinesa Avançada - Começo do ano novo chinês

O início do ano astrológico chinês é mais complexo do que se poderia imaginar à primeira vista, o principal problema é que não há um consenso entre os astrólogos, ao invés, há três principais pontos de vista sobre o assunto:

  • Um é baseado nos meses lunares, e de acordo com esta teoria a mudança do ano astrológico chinês coincide com a celebração do Ano Novo Chinês.
  • Outra teoria diz que o ano novo chinês para fins astrológicos está entre o 3 e o 5 de Fevereiro, dependendo do ano (início do mês chinês do tigre).
  • Finalmente, uma terceira teoria argumenta que o caminho certo para fazer os cálculos astrológicos sobre que signo é uma pessoa, deve ser a data do solstício de inverno (normalmente 22 de Dezembro).
gráfico que mostra as três teorias do início do ano astrológico chinês

Então pensei que seria boa ideia tentar explicar a questão de uma forma simples e fácil de entender. É algo que realmente pode mudar a compatibilidade entre duas pessoas se algum deles nasceu entre 22 de Dezembro e meados de Fevereiro do ano seguinte.

A festa do Ano Novo Chinês (de acordo com os meses lunares)

É melhor começar com a coisa fácil em primeiro lugar, isto é, quando os chineses comemoram o Ano Novo Lunar, é exactamente a segunda lua nova após o solstício de inverno (22 de Dezembro), por exemplo, em 2014, o dia do Ano Novo Chinês foi o 31 de Janeiro, e nos próximos anos vai cair nas seguintes datas:

  • 19/2/2015: Ano da Cabra de Madeira
  • 8/2/2016: Ano do Macaco de Fogo
  • 28/1/2017: Ano do Galo de Fogo
  • 16/2/2018: Ano do Cão de Terra
  • 5/2/2019: Ano do Porco de Terra
  • 25/1/2020: Ano do Rato de Metal

No Ocidente, a maioria dos autores têm utilizado esta data até não há muito tempo para definir se uma pessoa pertence a um signo ou outro, e há uma boa parte dos astrólogos de todo o mundo que continuam a tomar esta data, na verdade, na China a maioria das pessoas usam também esta data para dizer se eles pertencem a um signo ou a outro.

Pode-se dizer que esta é a forma mais popular e tradicional de fazê-lo.

Então... por quê as dúvidas com o início do ano chinês?

Porque há muitos outros autores e astrólogos que não concordam com isso, eles dizem que o dia do Ano Novo Lunar chinês só depende do calendário chinês, mas não de efemérides astrológicas importantes; tradicionalmente essa data foi estabelecida como cambio de ano, na mesma maneira que nos estabelecemos o primeiro de Janeiro em nosso calendário gregoriano, assim ambas as datas são ditas que não têm um significado astrológico, mas simplesmente um uso prático.

Com um exemplo próximo seria como se na astrologia ocidental alguém dizer que o signo de Capricórnio começa a 1 de Janeiro porque esse é o primeiro dia do ano de acordo com o nosso calendário, e, em seguida, um astrólogo poderia dizer que "não, o signo de Capricórnio começa o 22 de Dezembro pela posição do Sol em relação à Terra e as estrelas".

E o mês do tigre, de onde é que vem?

Tem que ver com a posição do Sol em relação à Terra e as estrelas, os meses astrológicos chineses vem a ser algo como os 12 signos do Zodíaco ocidental (Capricórnio, Aquário, Peixes...), mas tendo como pontos altos do mês precisamente os pontos de transição de um signo para outro de acordo com a astrologia ocidental.

Isto é melhor visto com um exemplo: o mês do Tigre acordo com a astrologia chinesa vai aproximadamente do 4 de Fevereiro ao 6 Março, e diz-se que o ponto mais visível das influências tigre é cerca do 20 de Fevereiro, que coincide com a mudança do signo de Aquário para Peixes (20 de Fevereiro), que é precisamente onde Aquário e Peixes são menos sentidos, porque eles estão como a fazer a mudança de um para outro.

E novamente, quando Aquário esta na sua maior influência no 5 de Fevereiro, é exactamente quando o mês chinês está mudando do boi para o tigre, na verdade, se olhamos para as características dos signos dos meses chineses, e os comparamos com os signos ocidentais, vemos que uns partilham características dos outros, quero dizer que as características do tigre são uma mistura das características de Aquário e Peixes, e assim os demais signos.

Está bem... e que tem que ver isto com o início do ano astrológico chinês? o_O

Boa pergunta, que não tem uma resposta clara e irrefutável, daí esta bagunça...

Basicamente os partidários de usar o mês do tigre como início do ano chinês dizem que empiricamente vê-se que faz mais sentido quando se tem em conta as características das pessoas e os seus signos, por outro lado, argumentam que esta data coincide com o ponto médio entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera, e que de alguma forma marca o início de um novo ano...

Bem, o que é certo é que na China (e no Ocidente), há um grande número de astrólogos que usam o início do mês do tigre para determinar o signo dos seus clientes e fazer cálculos astrológicos, mas, embora assim, eles aceitam usar o signo determinado pelo Ano Novo Lunar chinês ao dizer aos amigos ou parentes a que signo você pertence.

Então, acontece que existem vários sites sérios que dizem que esta é a maneira de fazê-lo direita, e qualquer outra forma é errado, de modo que para este site ser considerado bom julguei necessário explicar esta controvérsia e dar aos usuários dos meus programas a opção de escolher a teoria que eles prefiram.

Bem... feito com o Tigre... e que há sobre o solstício de inverno?

Há ainda um terceiro grupo de astrólogos, um pouco uma minoria, mas respeitado de qualquer forma, que argumentam que a data correta quando o ano astrológico chinês muda de um signo para outro deve ser o solstício de inverno (22 de Dezembro), pois a partir dessa data é quando os dias começam a crescer, e inequivocamente, isso marca o início de um novo ciclo anual.

Além disso, há também muitas pessoas que dizem que aqueles que nasceram após o solstício de inverno parecem ter mais características do signo chinês do seguinte ano lunar do que do ano anterior, embora isto é, naturalmente, subjectivo e há muitas outras pessoas que discordam.

Que confusão... e a conclusão de tudo isso?

Bem, a minha opinião é que esta falta de acordo sobre a data que separa um signo chinês de outro significa que não é uma mudança instantânea, como quando você ligar ou desligar uma lâmpada, mas sim uma mudança gradual parecida ao amanhecer ou anoitecer, o processo de mudança da noite para o dia e vice-versa sendo talvez uma hora ou até mesmo dois.

Mas eu não pretendo entrar em polémicas, apenas pensei que este site está mais completo se abordo a questão, explico os diferentes pontos de vista, e escrevo os meus programas de uma forma que cada pessoa pode escolher uma opção ou outra para fazer os cálculos, assim que todos possam ver por si mesmos o que sai com as diferentes opções e tirar as suas próprias conclusões sobre se eles pertencem mais a um signo do que a outro.

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

Técnico de Sistemas de profissão, no meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 39 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; nos ultimos tempos tenho estado quase sempre nas ilhas Açores onde resido atualmente.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2018