Astrologia Chinesa Avançada - Os cinco elementos

A astrologia chinesa é fortemente baseada nos 5 elementos da filosofia chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água, eles vêm de um passado muito antigo e são muito mais velhos do que os 12 signos animais da astrologia chinesa.

Os cinco elementos da astrologia chinesa

De um ponto de vista prático, o que você precisa é conhecer as suas características, para que possa entender mapas astrais chineses e fazer estudos de compatibilidade, vou tentar explicar brevemente todos eles:

  • Madeira: representa as forças criativas da Natureza e as coisas que crescem e ficam mais fortes, em mapas astrais indicam pessoas fortes e empreendedoras, é dito que fornece uma boa saúde e um carácter equilibrado, no sentido de ser firme, mas também saber adaptar-se às circunstâncias. Implica sentido prático em tudo o que é feito.
  • Fogo: é o que acontece de repente e é muito intenso, mas não dura muito ao longo do tempo, está associado à situações e pessoas energéticas, também ao perigo ou acontecimentos repentinos que exigem decisões rápidas.

    As pessoas com muito fogo normalmente têm personalidades fortes e se diz que tendem a mudar de ideia mais imprevisivelmente do que os outros, muitas vezes elas actuam antes do que deveriam e sem meditar o suficiente o que estão a fazer.

    Também o Fogo está associado à paixão e sensualidade e essas coisas, e com tudo o relacionado com as competições, conflitos e lutas.

  • Terra: A terra é especial porque contém os outros 4 elementos, e aparece mais frequentemente nos mapas astrais, a sua qualidade é o equilíbrio e a harmonia com o meio ambiente, também o poder ficar quieto, saber esperar e ser paciente e sábio.

    Dá às pessoas que a tem em abundância qualidades de equilíbrio, mas se você tiver muita terra isto pode levá-lo à situações bloqueadas que necessitam de muito tempo e paciência. Também implica uma sabedoria para saber fazer as coisas com o tempo como seu melhor aliado.

  • Metal: representa coisas frias e mentais, tudo o que é eficiente e funcional para obter os seus objetivos, diretamente e de forma rápida. É o elemento pertencente à mente e à intelectualidade.

    Pessoas com abundância de metal no seu mapa astral costumam ser muito inteligentes, mas também têm dificuldades para expressar os seus sentimentos e aproveitar a parte não racional da vida; para compensar isso, eles costumam ser muito atraentes, é como se tivessem algum tipo de imã para atrair outras pessoas.

    É também o elemento pertencente ao dinheiro e às empresas, e tudo o que implica pragmatismo e ideias claras.

  • Água: a água flui sempre e nunca pára, é capaz de se adaptar a qualquer forma e circunstância de tal forma que supera qualquer obstáculo sem violência.

    Ela dá equilíbrio e adaptabilidade às pessoas, e também está relacionada com sentimentos quentes e tranquilos, com viagens e a sexualidade.

    O excesso de água pode causar desequilíbrios estranhos que são difíceis de entender, pelo menos para as pessoas que não têm tanta água!

Note-se que a ordem é importante, quando a madeira é queimada produz fogo, e depois do fogo ficam as cinzas, que enriquecem a Terra, depois o metal é extraído da Terra, e quando derretido, o metal assemelha-se à água, e com ele são fabricadas ferramentas para ser usadas para cortar mais madeira para fazer mais fogo...

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

Técnico de Sistemas de profissão, no meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 39 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; nos ultimos tempos tenho estado quase sempre nas ilhas Açores onde resido atualmente.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2018